Você que está buscando o emagrecimento, já sentiu aquela sensação de fome, minutos depois de ter acabado de comer? Essa é uma sensação frequente, não é mesmo? Talvez esteja faltando fontes de fibras na sua alimentação. Vou te mostrar aqui, o porque você deve consumir aveia se o seu objetivo é emagrecimento. Leia para saber mais.
Aveia x Fome
De início, para quem busca o emagrecimento, controlar o que se come é fundamental. Assim, consumir alimentos que promovem a sensação de saciedade é imprescindível para conseguir seguir o plano alimentar e emagrecer. Nesse sentido, a aveia é um super aliado quando falamos em saciedade. Somado a isso, a aveia, além de promover a saciedade através das fibras, possui carboidratos, proteínas, lipídios (como ácidos graxos insaturados), vitaminas, minerais, compostos fenólicos benéficos para a saúde. Assim, o teor de fibras solúveis presentes na aveia faz com que este alimento seja considerado um alimento funcional importante no emagrecimento.
Como as fibras aumentam a saciedade?
Além disso, as fibras presentes na aveia como as β-glucanas, ligninas e a celulose, são os compostos responsáveis pelo aumento da saciedade, pois as fibras auxiliam na construção do bolo alimentar, formando um gel, que aumenta o tempo de digestão dos alimentos. Ou seja, a comida fica mais tempo dentro do estômago e a sensação de saciedade é maior, através da comunicação entre o eixo intestino-cérebro.
Quem não deve consumir aveia?
Nesse sentido, ao consumir alimentos que proporcionam maior tempo de saciedade a percepção de fome diminui. Assim, se você deseja ter um processo de emagrecimento saudável, a aveia é um ótimo alimento para ser inserido em sua rotina alimentar. No entanto, pacientes portadores de doença celíaca não devem utilizar aveia em sua alimentação, mesmo em quantidades mínimas, tendo em vista a possibilidade de reações imunológicas adversas.
Benefícios na saúde
Cabe ressaltar também que os benefícios do consumo de aveia vão além do emagrecimento, a aveia melhora a saúde intestinal, desempenhando uma ação prebiótica. Ou seja, ao consumir a aveia, os seus compostos vão desempenhar efeitos positivos no intestino, reduzindo a constipação, reduzindo a absorção de colesterol, promovendo um menor nível de “açúcar no sangue” (efeito hipoglicemiante).
Ação no emagrecimento
No mais, a aveia apresenta também ação antioxidante e antiinflamatória, devido a sua gama de compostos fenólicos, melhorando o quadro de inflamação associado ao excesso de peso e a obesidade. Por isso, para você que está em busca de um emagrecimento definitivo, incluir a aveia na alimentação é uma estratégia chave para alcançar o seu objetivo.